Trekking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Trekking também é conhecido como Enduro a pé de regularidade ou Andar no Mato.

Enduro de Regularidade consiste em uma trilha pré-estabelecida por uma organização onde os integrantes das equipes recebem uma planilha contendo os trechos a serem seguidos, suas velocidades e distâncias. A velocidade média se encontra em metros por minuto e a distância em metros.

Existem também Postos de Controle (PC's) espalhados aleatoriamente entre os trechos são responsáveis pela verificação da regularidade.

Descrição

As equipes vão munidas apenas de calculadoras, cronômetro, bússola, muito senso de direção e capacidade de interpretação das planilhas. Nas planilhas existem informações desenhadas que ajudam a identificar as trilhas a serem seguidas. Esses desenhos são: árvores caídas, cercas, rios, mata-burros, porteiras, construções, etc.

Como o próprio nome diz, ganha a equipe que conseguir ser mais regular, ou seja, a equipe que conseguir passar em todos os PC's com o tempo mais próximo do desejado pela organização. Isso é obtido controlando as distâncias e a velocidade média. Cada segundo antecipado ou atrasado é penalizado, sendo calculado da seguinte maneira: Cada segundo que a equipe passar atrasado no posto de controle (PC) será penalizado com 1 (um) ponto, agora se a equipe passar um segundo adiantado a mesma receberá a penalidade de 2 (dois) pontos, ou seja, é muito melhor atrasar do que ser apressado. Lembrem-se não é corrida e sim enduro de regularidade. Ganha quem tiver maior controle de distância, velocidade e interpretação de planilha.

Equipes

As equipes podem ter de 3 até 6 membros, sendo ocupados por 3 funções distintas: Navegador(es), Contador(es) de passo(s) e Calculista(s).

Navegador: membro responsável por interpretar a planilha fornecida pela organização.

Contador de passos: responsável por contar os passos, ou seja, controlar a distância percorrida. Também cabe ao contador de passos juntamente com calculista controlar a velocidade das passadas, ou seja, velocidade média.

Calculista: faz todas as contas necessárias para a equipe se manter na velocidade média exigida pela organização. Responsável também por cronometrar o tempo de prova.

Meta Zero—Trekking

Nossa meta é : Caminhar sempre, zerar as vezes, desistir jamais.